sábado, 13 de dezembro de 2008

"Cada um no seu quadrado"

Futebol é um esporte muito presente na maioria dos brasileiros e em muitos lugares do mundo. Por isso, não poderia deixar de falar sobre isso.
Portanto, muitos se apegam tanto a um time que este vira sua vida, e com isso o coração pede socorro.
Torcer é legal, mas o exagero deve ser observado, pois não faz bem à saúde.
Gozações, ofenas e até mesmo agressões físicas infelizmente estão presentes em várias torcidas.
A escolha do time é uma questão particular, cada um escolhe o seu. Eu torço pelo Vasco, foi uma escolha por causa da família, pais, tios e muitos amigos queridos. Foi através de uma história de amor. Além disso, o Vasco foi o primeiro time a acabar com o preconceito em realãção aos jogadores.
Aqui também cabe comentar sobre uma "educação esportista", mas muitos não aceitam a derrota. Em um jogo há três possíveis resultados: o empate, a derrota e a vitória.
No futebol não há individualismo, é um grupo que precisa estar sincronizado para se ter um bom resultado.
É preciso também que haja respeito. Brincadeiras são aceitas desde que não haja ofensa ou qualquer coisa que possa magoar o outro.
Nós, como educadores, não devemos interferir na escolha dos times das nossas crianças, porém, devemos ensinar que o respeito deve ser colocado em primeiro lugar, pois cada ser é único, possui a sua escolha, o seu time de futebol.
Devemos ensinar as crianças que é assim que as coisas funcionam, um dia o time ganha, outro dia empata e outro dia perde. Isso não vai e nem pode mudar o seu caráter e nem o seu estado de humor.
Em relação à queda do Vasco para a segunda divisão, vejo como uma oportunidade de se começar do zero. Roberto Dinamite, começará sua gestão resgatando o time para o primeiro grupo.
E quanto essa situação em minha vida, nada mudou, continuo sendo a mesma pessoa, recebendo o mesmo salário, acreditando nas mesmas coisas, tendo os mesmo amigos.
Por isso, em relação a time de futebol devemos deixar "cada um no seu quadrado".
Texto por Roberta Simões

Nenhum comentário: