segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Volta às aulas sem os pais?

Desde semana passada, podemos ver que algumas escolas iniciaram o ano letivo de 2009, outras iniciam essa semana. Mas um fato que me chama muito atenção é a credibilidade e importância que alguns pais dão para isso. Para mim é muito importante a vida escolar
Para alguns pais, o aluno ir para escola é um momento agradável pois assim tem o tempo livre para não ter responsabilidade com a criança, outros pais ficam felizes porque sabem que estão investindo em seus filhos.
O que quero dizer é que pais e filhos precisam ter esse contato de interação, assim como os pais devem ter essa interação com a escola. Para os pequenos é muito interessante se a mãe ou o pai puder levar e buscar. Sei que muitos trabalham, que não podem sair do trabalho para levar e buscar os filhos, deixando essa taefa para transportes escolares e terceiros (babás, irmãos, vizinho, avós).
Mas devemos acordar para um fato importante. A escola é um ambiente de socialização, todos precisam passar por ela. Mas os pais devem participar dessa parte da vida da criança. Não se pode separar esse vínculo família e escola. Ambos fazem parte da formação da criança.
Precisamos valorizar o relacionamento entre as pessoas, ter contato com quem está alfabetizando, quem está acompanhando nossos filhos.
A infância passa e muitos pais não participam dela, o que pode tornar a criança um "rebelde sem causa". Os pais devem sempre estar presentes, devemos perguntar aos nossos filhos como foi o dia deles, o que eles mais gostaram e o que menos gostaram enquanto estiveram na escola.
Devemos separar tempo de qualidade com nossos filhos. Fazer com que eles se sintam amados, e saibam que nos interessamos por tudo que diz respeito a eles, seja nas brincadeiras, no estudo. Devemos respeitar seus sentimentos e estar sempre abertos para ouvi-los.
Portanto, pais, sejamos mais participativos da vida de nossos filhos.
Nossos filhos devem ser formados com valores positivos. A escola é um complemento da educação que começamos em casa.

Nenhum comentário: