quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Curiosidades natalinas

Hoje mostraremos algumas curiosidades como as origens de alguns itens presentes na época de Natal.
Árvore de Natal – Você acha que enfeitar árvore de natal é uma tradição que começou depois do nascimento de Jesus? Se acha está enganado! Essa é uma tradição super antiga. Bem antes de Jesus nascer os egípcios usavam galhos de palmeiras em suas casas para simbolizar o triunfo da vida sobre a morte, isso acontecia em dezembro.
Outra explicação que encontramos também é o costume que os druidas (um povo muito antigo que morava na Europa) tinham de enfeitar árvores, chamadas carvalhos, com maçãs douradas. Segundo os historiadores, a primeira árvore de natal, da forma como conhecemos, de que se tem notícia é do século XVI. Na Alemanha, os ricos e os pobres decoravam as árvores com papéis coloridos, frutas e doces. Esse hábito se espalhou pela Europa, Estados Unidos e outros países.
Panetone – O panetone é aquele bolo recheado de frutas secas ou de chocolate. A tradição de comer panetone no natal começou em Milão, na Itália. Existem três versões para sua origem:
1) Alguns dizem que no ano 900, um padeiro chamado Tone, inventou o panetone, então o bolo ficou conhecido como pane-di-Tone, daí a origem do nome.
2) O mestre-cuca, Gian Galeazzo Visconti, preparou um bolo para uma festa em 1395. As pessoas gostaram tanto do bolo que o panetone passou a ser uma tradição na Itália e se espalhou por todo mundo.
3) Na Itália havia um padeiro que tinha uma filha que se chamava Adalgisa. Ughetto era um jovem que estava apaixonado por ela e para ficar mais perto, ele foi trabalhar na padaria do pai dela. Um belo dia ele inventou um bolo e o padeiro gostou tanto, que até permitiu que Aghetto se casasse com sua filha. Isso aconteceu entre 1300 e 1400.
No Brasil o panetone ficou conhecido depois da Segunda Guerra Mundial, através dos italianos que viviam aqui.
Papai Noel – O Papai Noel é um dos personagens mais conhecidos. Ele é a imagem de uma pessoa boa que dá presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.
Nós cristãos, conhecemos os princípios e os valores que o Senhor Jesus nos ensinou, não é mesmo? Por isso, não nos deixamos influenciar pelas tradições.
De acordo com as pesquisas, o Papai Noel foi inspirado em um bispo chamado Nicolau, que vivia na Turquia nos anos 280 depois de Cristo. Ele era um bom homem que gostava de ajudar aos pobres. Você sabia que essa imagem alegre do Papai Noel que conhecemos hoje, foi feita pela Coca-cola no ano de 1881? Isso mesmo! Ele nem sempre foi assim, no começo sua roupa era marrom, imagina só! A figura do Papai Noel começou na Alemanha e rapidamente se espalhou pelo mundo e faz muito sucesso até hoje. Mas nosso maior exemplo de bondade e amor é Jesus. Ele merece nossa admiração, nosso louvor e adoração. Somente a Jesus damos toda a glória!
Presépio – Em todo mundo existem tradições durante o mês em que se comemora o Natal, variando de acordo com os países ou as regiões. Uma delas é o presépio - a montagem de uma maquete que representa o nascimento de Jesus. Essa tradição nasceu na igreja católica e os evangélicos não têm muito esse hábito.
Tudo começou em 1223, na região da Úmbria, na Itália. O frade Francisco de Assis pediu ao Papa sua autorização para montar um cenário que representasse o nascimento de Jesus. Foi algo parecido com um teatro, com pessoas e animais de verdade. Este cenário foi o maior sucesso e logo se expandiu pela Itália e por toda Europa. Depois dessa data o presépio se tornou uma tradição que foi além e se estendeu por vários países dos Estados Unidos e América Latina. Passou a ser montado com objetos de porcelana, barro, plástico ou madeira, assim poderia ser observado por mais tempo.
Cartão de Natal – Alguma vez você já deu um cartão para alguém?
Que tal aproveitar essa data em que as pessoas estão tão sensíveis e confeccionar cartões bem bonitos para expressar o carinho por elas?
Agora vamos conhecer a origem dessa prática: Tudo começou com um homem chamado Henry Cole. Todos os anos ele escrevia para seus familiares e amigos para felicitá-los, mas isso foi ficando difícil, pois o número de cartas era grande e lhe tomava muito tempo. Então ele pediu para um amigo, John Calcott Horsely, confeccionar cartões. Os primeiros cartões foram coloridos à mão e neles estavam escrito: Merry Christmans and Happy New Year. Isso aconteceu em 1843, na Inglaterra.
Existem outras versões para a origem dos cartões, mas esta é a mais conhecida. Hoje temos a facilidade dos cartões virtuais, mas confeccionar um cartão para alguém ainda é um grande presente.

Nenhum comentário: